quarta-feira, 24 de maio de 2017

Diferenças entre esquadria de PVC e Alumínio


Na fase de acabamento em uma construção surgem algumas dúvidas referentes a alguns tipos de materiais, como as esquadrias. Além de ser um fator importante no quesito estética, também se deve considerar o desempenho do material e conforto para os usuários. 
Sendo assim, apesar das esquadrias serem bastante resistentes e práticas, explicaremos algumas diferenças relevantes que devem ser consideradas no momento da compra.


Esquadrias de PVC

As esquadrias de PVC possuem alta durabilidade e resistência a choques, corrosão, fungos e agentes abrasivos, com vida útil superior a 50 anos. Outro fator relevante é o isolamento acústico e térmico que geram um maior conforto. A esquadria é feita através de solda térmica, em que os perfis são unidos formando uma peça única, indeformável e imune ao aparecimento de frestas. Há também a possibilidade de utilizar vidros duplos e de espessuras variadas o que melhoram ainda mais o isolamento.  Sendo assim, o PVC reduz os ruídos e a troca de calor entre o ambiente externo e interno mantendo a temperatura do local. Considerando isso, é possível obter uma redução com gastos para climatização. Além de tudo é um material fácil de limpar e que possui uma maior leveza, facilitando o manuseio. Trata-se de um produto novo no mercado nacional e possui uma estrutura diferente com maior qualidade, o que resulta em um custo maior inicialmente, porém em longo prazo é um investimento que compensa.




Esquadrias de alumínio

Um aspecto relevante da esquadria de alumínio é a resistência ao choque e à maioria de elementos corrosivos, porém ainda assim é possível sofrer oxidação em locais próximos à maresia, afetando a estética e funcionamento do material. As esquadrias possuem beleza estética, são versáteis e dão sofisticação na construção. Além de tudo são fáceis de limpar, necessitando apenas de água e pano úmido. Por ser um material leve, traz facilidade na utilização e instalação. Contudo a esquadria de alumínio tem um isolamento acústico e térmico baixo, devido à utilização de parafusos e linguetas na união das peças que podem gerar frestas (reduzindo a vedação) e por ser um material condutor. Alguns fabricantes inclusive adicionam outros materiais na esquadria para melhorar o isolamento. Sendo assim, pode exigir a utilização de climatizadores em alguns ambientes. Analisando a preocupação com meio ambiente, a produção de alumínio gera grande quantidade de resíduos e gases que causam efeito estufa, além de consumir bastante energia elétrica.




Analisando todos estes aspectos, segue uma tabela resumida diferenciando as características:



Por: Thamires Guimarães
Fontes: SquadraPVC, Casa Abril e BlogSpot Ketamy.
 www.igorgalves.com.br

Alameda Lucas Nogueira Garcez, 2.630 - Atibaia - SP
(11) 2427-9030 | contato@igorgalves.com.br


Um comentário: